OFICIAL: máscaras deixam de ser obrigatórias em transportes públicos e farmácias (video)

A decisão do Conselho de Ministros chega quatro meses depois de a maior parte das restrições ter sido levantada.

A notícia foi adiantada pela ministra da saúde, Marta Temido, depois de uma reunião do Conselho de Ministros. A máscara só continua a ser obrigatória em lares e hospitais.

Em breve, deixa de ser obrigatório usar máscaras nas farmácias e nos transportes públicos, incluindo aviões e TVDE. A decisão do Conselho de Ministros chega quatro meses depois de a maior parte das restrições ter sido levantada.

Para já ainda não há data para que o documento oficial seja entre em vigor: «Tratando-se de um decreto-lei aprovado pelo Conselho de Ministros, temos de aguardar pela promulgação por parte do Presidente da República e pelo seguimento dos trâmites habituais», justificou Marta Temido.

No dia 22 de Abril, o Governo tinha levantado esta obrigatoriedade na maioria dos locais onde anteriormente o uso era exigido, ficando a medida apenas restrita a transportes públicos, lares, farmácias e instituições de saúde.

Este novo abrandamento das restrições não inclui, contudo, lares e hospitais/clínicas, pelo que o uso de máscara nestes locais continua ser obrigatório, o que se deve manter durante o Outono/Inverno de 2022/23.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].