Rota Estrella Damm 2022: as tapas e cerveja a 4 euros chegam pela primeira vez aos Açores

©Estrella Ram Rota
©Estrella Ram Rota

Começa esta semana e fica até dia 5 de Junho. Vão ser dezoito dias para comer uma tapa e beber uma Estrella Damm em treze cidades portuguesas.

Já foi Rota de Tapas, Tapas Experience e agora é Rota Estrella Damm. O evento gastronómico ligado à marca de cervejas catalã arranca hoje em treze cidades nacionais e fica em Portugal até 5 de Junho.

Na lista estão as habituais Aveiro, Braga, Caldas da Rainha, Évora, Faro, Lisboa, Porto, Viseu; mas, este ano, há cinco novidades: Coimbra, Covilhã, Guimarães, Setúbal e Ponta Delgada (São Miguel, Açores).

Contudo, esta cidade insular já tinha feito parte da Tapas Experience (com o restaurante Tã Gente), uma iniciativa que teve o mesmo modelo desta Rota, entre 28 de Outubro e 5 de Dezembro de 2021.

Nos Açores, as datas são diferentes e a Rota não acontece em paralelo com o resto do País. Aqui, será entre 2 e 19 de Junho, mas o site ainda não mostra quantos e quais os restaurantes participam nesta edição.

©Rota de Tapas / DR.
©Rota de Tapas / DR. | A área do site da Rota dedicada a Ponta Delgada ainda não tem os restaurantes aderentes e tem erros – se carregarmos no link ‘aqui’ temos acesso a um PDF em branco.

Como é habitual, o conceito é experimentar os menus especiais em restaurantes (são 269, ao todo) que têm um mini-prato (ou tapa) e uma cerveja Estrella Damm, por quatro euros.

Este ano, a cidade que tem mais restaurantes na Rota Estrella Damm é Coimbra, com 35 espaços; seguem-se Faro com 32, Aveiro com 30 e o Porto com 26. Lisboa tem apenas 20 restaurantes, os mesmos que Braga. A lista completa pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].