Vítor Sobral abre restaurante nos Açores – há uma nova Esquina de hotel na Ilha Terceira

©Oficina da Esquina
©Oficina da Esquina

Tem vista para o mar e fica no espaço onde estavam as antigas oficinas da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo. O novo restaurante de Vitor Sobral está integrado no hotel The Shipyard.

Vitor Sobral continua a “diáspora” da marca ‘Esquina’. Depois da Tasca, da Padaria e da Peixaria, o chef abre agora uma Oficina no meio do Atlântico – o restaurante fica nos Açores, na ilha Terceira.

A Oficina da Esquina está integrada no The Shipyard, um hotel que tem vista para o mar (a partir do terceiro piso), para o Porto das Pipas e para o Forte de São Sebastião.

«Este restaurante nasce do encontro da minha vontade com a de Raimundo Borges [dono do hotel] que já vinha desde 2019, antes da pandemia. Dois anos depois, concretizou-se a meta de dotar a ilha Terceira com um projecto diferenciador», conta Vitor Sobral.

©The Shipyard
©The Shipyward | Este hotel tem vista para o mar no terceiro piso; a Oficina da Esquina fica no piso térreo.

Na carta da Oficina da Esquina há «tártaros, marinados, moquecas e arrozes de peixe», com a «quase totalidade dos produtos usados» a virem dos Açores. Bochechas de porco, língua de vaca, chispe de porco, tártaro de novilho e queijos da ilha são outras das estrelas do menu.

«Quero valorizar o cherne, o lírio, as lapas, as batatas, a manteiga, o leite, a carne de qualidade superior e apresentar pratos inovadores», diz o chef, que deixa uma garantia: «Vamos trabalhar para ser uma referência gastronómica no arquipélago».

A Oficina da Esquina e o The Shipyard ficam na Avenida Infante D. Henrique, em Angra do Heroísmo. O restaurante está aberto para almoços de Terça a Sexta, das 12 às 15 horas; Sábados das 13 às 15; e Domingos das 13 às 16 horas. Os jantares são servidos de Terça a Sábado, das 19 às 23. As reservas podem ser feitas pelo 295 101 522.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].