Portugal tem a primeira colecção de jóias do mundo feitas com cristais de vinagre

©Tania Gil / Cristal

A designer Tania Gil juntou-se à marca de vinagres Cristal para criar um conjunto de jóias feitas em prata com um cristal gerado a partir deste tempero de cozinha.

«Tudo nasce de um processo natural onde o vinagre entra em contacto com uma pedra [argonita] e a transforma em cristais únicos e preciosos». É assim que Tania Gil explica a forma de conseguir os cristais de vinagre usados nesta colecção inusitada.

As peças – brinco, pendente de colar, alfinete de peito e anel – foram feitas em prata e finalizadas com um cristal. Segundo Tania Gil e a Cristal, esta é mesmo a «primeira linha de jóias do mundo» feitas com este clássico tempero de cozinha.

©Tania Gil / Cristal
©Tania Gil / Cristal | Os cristais de vinagre são criados a partir do contacto do líquido com uma argonita.

Segundo a Cristal, a ideia de criar uma linha de jóias com este conceito serviu também para mudar a percepção que as pessoas têm do vinagre, visto apenas como um «produto funcional, onde a marca e a qualidade não são tão valorizadas». Contudo, não vai ser possível comprar estas jóias: foram apenas feitas cinco para uma acção de marketing do Dia da Mãe.

O restante trabalho de Tania Gil centra-se na recriação de motivos marinhos nas jóias: na loja online há, por exemplo, vários colares em prata e ouro com pendentes de percebes, lapas, conchas e búzios, entre outros.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].