O CeNTI, o CITEVE e a António Salgado juntaram-se num consórcio para desenvolver um novo sistema para detectar intrusos: um tapete inteligente.
Depois das câmaras Web de vigilância e dos sensores de movimento, pode haver mais um gadget a ter em casa para detectar intrusos, desta vez muito mais subtil.
A ideia foi de três empresas nacionais – CeNTI, CITEVE e a António Salgado – que criaram o HelpInTex, um tapete inteligente que «promete revolucionar o sector têxtil, em particular, os têxteis-lar, e contribuir para a redução da criminalidade em propriedade privada».
Como é habitual nos equipamentos de detecção de intrusão em casa, há a ligação a uma app onde podemos receber notificações sempre que alguém pisa este tapete, quando estamos fora.
«A funcionalidade de detecção de presença e/ou movimento será obtida pela integração de fios condutores na estrutura têxtil do tapete e a funcionalidade antiderrapante será obtida através do desenvolvimento de fibras com propriedades antiderrapantes», explicam as empresas.
Neste momento, ainda não se sabe quando é que o HelpInTex chega ao mercado, mas o tapete deve mesmo estar pronto em 2022. Para já é apenas um protótipo, mas a António Salgado diz que já há «elevado interesse» em Itália, Alemanha e Finlândia, países onde esta empresa tem «canais de comercialização».
Neste projecto, que começou em 2019, o CeNTI foi responsável pela área das «fibras funcionais antiderrapantes, pelo desenvolvimento do sistema de sensorização integrado no têxtil, electrónica de controlo e pela criação da app»; já o CITEVE ficou com o desenvolvimento têxtil, testes e ensaios.