Zabuti: filme sobre a guerra entre a Ucrânia e a Rússia pode chegar aos cinemas nacionais em Março

O filme Zabuti (Esquecido), de 2019, conta a história de uma professora de ucraniano que tem de mudar de disciplina depois da tomada de Luhansk por separatistas pró-russos.

Apesar de a face mais intensa da guerra entre a Ucrânia e a Rússia tem começado na última semana de Fevereiro, a tensão entre estes dois países começou em 2014 com a disputa das regiões da Crimeia e de Donbass.

Zabuti (Забуті), que chega aos cinemas nacionais no final de Março, passa-se poucos anos depois do início do conflito em Luhansk (Donbass), quando separatistas pró-russos ocuparam esta cidade.

©Directory Films
©Directory Films | Maryna Koshkina e Danylo Kamenskyi são os protagonistas de Zabuti.

O filme, realizado por Daria Onyschenko, conta a história de Nina (Maryna Koshkina), uma professora de ucraniano que se vê obrigada a ensinar russo, e de Andrii (Danylo Kamenskyi), um aluno de dezassete anos que é preso depois de hastear a bandeira da Ucrânia na escola.

A estreia em Portugal deve acontecer no final de Março, de acordo com a organização do festival de cinema Avanca, onde o filme passou pela primeira vez em Portugal (edição de 2020) e recebeu «uma Menção Especial e o prémio Melhor Actor», para Danylo Kamenskyi.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].