Há um Campeonato do Mundo de Aviões de Papel? Sim, e chega a Portugal em Março com a Red Bull

Conhecida por patrocinar eventos com conceitos originais, como a Mais Louca Corrida do Mundo, a Red Bull traz agora as qualificações do Paper Wings 2022 a Portugal.

É já hoje e a 16 de Março que Portugal (um dos 62 países participantes) recebe as duas classificações nacionais para o Campeonato do Mundo de Aviões de Papel – o Red Bull Paper Wings. Para participar, há um critério principal: é preciso ser estudante universitário.

Segundo a Red Bull, Portugal recebe duas qualificações – Universidade do Algarve e Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – com a final nacional a ter lugar em Lisboa, a 9 de Abril. Daqui, saem os representantes portugueses para a fase final, que decorre na Áustria, em Maio.

O objectivo é quebrar os recordes mundiais, que estão no Livro do Guiness: uma distância de voo de 56,61 metros e um tempo de voo de 13,33 segundos. Para criar um avião capaz de ultrapassar estes resultados, os “pilotos” só podem usar folhas de papel. As inscrições têm de ser feitas em redbullpaperwings.com.

Contudo, nesta edição do Red Bull Paper Wings estreia-se uma nova categoria, a de acrobacias, exclusiva do TikTok. Aqui, será possível usar «tesoura, cola e outros materiais». Para participar, basta criar um vídeo com o avião, usar a hashtag #redbullpaperwings e marcar a conta @redbull.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].