Em 2022, as músicas, textos literários, fotografias, filmes, ilustrações e videojogos que ganharem os Prémios Novos Talentos Fnac vão ter uma versão non-fungible token.
Os NFT, que em 2021 começaram a ser uma forte tendência na Internet, são a novidade da próxima edição dos Prémios Novos Talentos Fnac. A ideia passa por transformar as obras vencedoras de cada categoria em activos digitais.
Autenticidade e transparência na blockchain
Um non-fungible token é uma versão digital de um conteúdo (ou mesmo um criado originalmente desta forma) que integra uma cadeia de blockchain, uma plataforma que garante a autenticidade e a transparência das transacções.
Por exemplo, ter fotografia em versão NFT é a garantia de que é a versão original, criada pelo autor, e não uma reprodução; assim, vários non-fungible tokens podem chegar a milhares ou milhões de euros, consoante o autor ou a popularidade que têm na Internet, como é o caso de alguns memes famosos.
Mais de quatro mil euros em prémios
Assim, as músicas, textos literários, fotografias, filmes, ilustrações e videojogos que ganharem os respectivos Prémios Novos Talentos 2002 serão transformados e versões originais NFT para, segundo a Fnac, «imortalizar a originalidade e a autenticidade» das obras. Depois, como habitualmente acontece com os NFT, podem ser comprados com criptomoedas, como Bitcoin, por exemplo.
Com a criação de um NFT das suas obras, os vencedores de cada categoria vão ainda ganhar uma PS5, vouchers de 1500 e 500 euros para fazer compras Fujifilm e HP, 1500 euros em combustível da Repsol, e possibilidade de participar em «exposições, workshops e outros cursos».
As inscrições para os Prémios Novos Talentos Fnac estão abertas aqui até 4 de Abril.