O primeiro Esporão Reserva biológico é uma colheita de 2019 e o resultado de um trabalho de «doze anos» da reconversão da vinha da produtora, em Reguengos de Monsaraz.
Tal como já aconteceu com vários vinhos nacionais nos últimos tempos, também o Esporão Reserva passa a ter certificação biológica – é a primeira vez em trinta anos que esta edição chega com este “selo” ao mercado.
Feito com sete castas (Aragonez, Trincadeira, Syrah, Touriga Nacional, Touriga Franca, Cabernet Sauvignon e Alicante Bouschet), este vinho tinto alentejano «revela notas de amoras pretas, noz-moscada, alcaçuz e uma nuance de pimenta preta».
Segundo a Herdade do Esporão, esta colheita (de 2019) é o resultado de «doze anos de trabalho na conversão das vinhas para o modo de produção biológica». Durante a produção, cada uma das sete castas foi «vinificada em separado em cubas de betão e pequenos lagares de mármore». O estágio de doze meses foi feito em «barricas de carvalho americano e francês».
Além da certificação bio, os vinhos Esporão Reserva passam a ter, todos os anos, rótulos ilustrados por artistas diferentes, como já acontecia com a versão original – a colheita de 2019 traz um desenho de Jorge Queiroz. O PVP é de 20 euros.