A marca portuguesa de calçado J-Unk diz que é a «única no mundo» a criar sapatos desta forma e está com uma campanha de crowdfunding para angariar vinte mil euros de financiamento.
Dar uma nova vida à borracha de mangueiras danificadas em incêndios. É esta a “missão” da marca portuguesa J-Unk (um trocadilho com a palavra inglesa ‘junk’, que significa ‘lixo’), que nasceu em 2020 e que faz calçado com este material reciclado.
Os sapatos criados pela J-Unk incorporam esta borracha no puxador que está no calcanhar e nas solas; a marca usa ainda «peles de curtimenta vegetal», o chamado biocouro, que também está presente nos acessórios de outra marca portuguesa.
A J-Unk caracteriza-se como uma empresa de «slow fashion» e com preocupações ambientais: «Cada detalhe conta para tornar o mundo melhor e mais sustentável, por isso todos os modelos são fabricados artesanalmente em Portugal, recorrendo a fornecedores locais e pequenas fábricas familiares com valores de integridade, transparência e fabricação responsável».
Neste momento, a J-Unk tem uma campanha de financiamento com o modelo de crowdfunding a decorrer no IndieGoGo, onde qualquer pessoa pode contribuir para o crescimento da empresa: o montante pedido são vinte mil euros – para já, o valor angariado corresponde a 25% desse total.
O IndieGoGo serve ainda de loja online da J-Unk, com quatro modelos disponívei, todos por 159 euros: J-Derby Boot (botas de inspiração punk), J-Top (ténis abotinados), J-Oxford (sapatos clássicos) e J-Trainer (ténis desportivos). Parte das vendas serão ainda destinadas a ajudar «associações humanitárias de bombeiros voluntários».