Airbnb oferece detectores de ruído aos anfitriões para terem mais controlo sobre os hóspedes

©Rendy Novantino
©Rendy Novantino

Quem tem uma casa para alugar no Airbnb tem uma nova “arma” para fazer um controlo mais apertado dos hóspedes: sistemas de monitorização de ruído Roomonitor.

Os hóspedes que gostarem de fazer festas ou quiserem por a música mais alta vão passar a ter vida difícil durante as próximas estadas em casas do Airbnb.

A empresa vai oferecer cem sistemas de detecção de ruído da Roomonitor a um grupo de anfitriões de Lisboa para que possam experimentar as capacidades desta nova forma de controlo de hóspedes.

Este sistema, que vai poder ser usado de forma gratuita durante um ano pelos membros seleccionados pelo Airbnb, envia uma mensagem ou faz uma chamada telefónica para os hóspedes, para avisar de que o limite máximo (de ruído está a ser ultrapassado.

©Roomonitor
©Roomonitor | O sistema da Roomonitor tem como base um detector de ruído e uma app.

Linha de Apoio ao Bairro avança em português

O Airbnb exige, contudo, que os anfitriões avisem os hóspedes de que estes dispositivos estão instalados em casa; a empresa garante ainda que os Roomonitor «não gravam nem transmitem nada além dos níveis de ruído» e sugere que os limites sejam encontrados após uma «mediação» entre as partes.

Em paralelo com esta medida, o Airbnb criou ainda a Linha de Apoio ao Bairro em português, para dar uma forma de comunicar «preocupações urgentes sobre um anúncio ou comportamentos de hóspedes na sua comunidade local» aos moradores de casas que estejam na vizinhança de espaços alugados.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].