Cambridge Dictionary “adianta-se” à Porto Editora e revela a Palavra do Ano 2021… em inglês

©NASA
©NASA

A Palavra do Ano 2021 da Porto Editora, em Portugal, só vai ser revelada em Janeiro, mas o Cambridge Dictionary já tem a “vencedora” em inglês.

Perseverance. É esta a palavra do ano 2021 para o dicionário online inglês Cambridge, que resulta do maior número de pesquisas sobre um vocábulo nos últimos 365 dias: 234 mil.

Segundo o Cambridge Dictionary, ‘perseverança’ é um «esforço contínuo para fazer ou alcançar algo, mesmo quando tal é difícil ou moroso»; de acordo com o Priberam é a «atitude de quem se esforça constantemente, de quem persiste, apesar dos obstáculos ou dos fracassos, em fazer ou alcançar algo».

Perseverance foi ainda o nome dado pela NASA ao veículo de exploração espacial que chegou a Marte a 18 de Fevereiro, um momento que fez “disparar as pesquisas por esta palavra – antes disso, nunca tinha surgido de «forma significativa em pesquisas» no Cambridge Dictionary. Contudo, não é de deixar de lado a ligação da palavra ao esforço e resistência global feito numa era de pandemia.

Em Portugal, a eleição da Palavra do Ano é uma iniciativa da Porto Editora: ‘resiliência’, ‘vacina’ e ‘teletrabalho’ são as líderes actuais da votação, que termina às 23:59 de 31 de Dezembro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].