Oldboy: o clássico do asiático regressa aos cinemas com uma versão restaurada em 4K

Ainda este mês, a distribuidora Films 4 You promove o regresso aos cinemas de Oldboy, considerado como um dos melhores filmes asiáticos de sempre.

O filme coreano Velho Amigo está de volta ao cinema, desta vez com uma versão restaurada 4K, quase vinte anos depois de ter estreado (2003).

Realizado por Park Chan-Wook, Oldboy foi o vencedor do Grande Prémio do Júri no Festival de Cannes em 2004, mas falhou a Palma de Ouro. O vencedor seria o documentário Fahrenheit 9/11, de Michael Moore, sobre os atentados do 11 de Setembro em Nova Iorque.

No currículo, Oldboy tem sobretudo prémios em festivais de cinema asiáticos (Asia-Pacific Film Festival, Bangkok International Film Festival, Busan Film Critics Association ou Hong Kong Film Awards), mas chegou a ganhar duas distinções no Fantasporto, em 2005: Melhor Filme e Melhor Argumento.

Gucci e Caça-Fantasmas no mesmo dia

Oldboy conta a história do rapto de Dae-soo (Choi Min-sik), que é mantido prisioneiro num quarto de hotel durante quinze anos, entre 1998 e 2003. Quando é libertado, o rapto dá-lhe um fato novo, dinheiro e um telemóvel, para o rapto onde começa a enviar mensagens que o motivam para se vingar.

Com 120 minutos, Oldboy – Velho Amigo tem regresso marcado aos cinemas nacionais em 4K para 25 de Novembro, onde vai ter a companhia de Casa Gucci, Caça-Fantasmas: o Legado e Encanto, o novo filme da Disney.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].