Circuito Malmandado: o novo projecto nacional para promover (e impulsionar) a música independente

A produtora Planet Core e a loja de som Arda Suppliers juntaram-se para criar um movimento para dar a conhecer os bastidores da música independente em Portugal.

Como se fosse um canal de televisão mais informal ao estilo da Fuel TV (surf, skate e desportos radicais), o Circuito Malmandado é projecto com base no YouTube dedicado à promoção de artistas, produtores e bandas ligadas à música independente.

A primeira série de vídeos vai ter 52 episódios: neste momento são já sete, para ver os equipamentos usados pelos músicos (Mostra de Rig), entrevistas, um concerto ao vivo e um videoclip.

Um local de encontro para a comunidade

Para «documentar os processos de criação e identificar os seus intervenientes», os responsáveis pelo Circuito Malmandado prometem ainda mostrar «live takes, studio tours, tour reports e documentários biográficos».

Em termos gerais, o objectivo do projecto é «impulsionar criações artísticas audiovisuais no âmbito da música independente nacional e dar a conhecer esses conteúdos à comunidade», para «captar novos públicos, ocupar novos espaços e ser um local de encontro» para a comunidade de música independente.

Além do YouTube, Circuito Malmandado “vive” ainda no Instagram e no Facebook, onde também são partilhados os episódios.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].