A ideia foi da start-up nacional Classihy: é uma app que permite dar gorjetas directamente a empregados de mesa e que pode servir para cumprir objectivos.
O tradicional gesto de deixar uma moedinha no pires ou no baú que vem com a conta pode, em breve, ser totalmente substituído pela leitura de um código QR. Este conceito de gorjeta virtual é muito semelhante ao que existe nas apps de delivery como a Uber Eats.
É isto que faz a a Classihy Tips, criada pela start-up portuguesa com o mesmo nome, que tem uma plataforma de avaliação positiva de restaurantes. Para já, esta aplicação está apenas disponível em dois espaços de Lisboa: o Tapas Bar 52 (Príncipe Real) e o Restaurante da Associação Naval de Lisboa (Belém).
Para dar uma gorjeta ao empregado que nos serviu, basta fazer a leitura de um QR Code, no restaurante, dado pelo mesmo. O pagamento pode ser feito Apple Pay ou o Google Pay, pelo que primeiro será preciso configurá-los no iPhone ou smartphone Android.
A gorjeta mínima é de dois euros e a máxima de cem. Cada empregado de mesa pode configurar ainda o seu perfil para dar a conhecer onde vai usar o dinheiro conseguido com as gorjetas dadas pelos clientes.