Aristides de Sousa Mendes. Há um filme sobre o herói português para ver protagonizado por Vitor Norte

Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus estreou nos cinemas em 2012, mas foi esquecido pelas plataformas de streaming – só está disponível em DVD.

Há um filme sobre Aristides de Sousa Mendes, o herói nacional que deu cerca de trinta mil vistos, muitos deles a judeus, para entrar em Portugal (na altura da Segunda Guerra Mundial) e que hoje é trasladado para o Panteão.

Aristides de Sousa Mendes – O Cônsul de Bordéus foi realizado por João Correa e Francisco Manso, com argumento do próprio João Correa, de João Nunes e de António Torrado. Vitor Norte é o protagonista.

No elenco estão ainda Leonor Seixas, Sara Barros Leitão, Joaquim Nicolau, São José Correia, João Cabral e António Capelo. O filme estreou no cinema em 2012, tem noventa minutos e é contado em género de flashback.

A acção decorre em Viana do Castelo, quando a jornalista Alexandra Schmidt vai até esta cidade portuguesa para entrevistar o maestro brasileiro Francisco de Almeida, que se prepara para reformar. Durante a conversa, o maestro é confrontado com o seu verdadeiro nome, Aaron Apelman, de origem judaica.

©RTP / DR.
©RTP / DR. | Vitor Norte é Aristides de Sousa Mendes neste filme de 2012.

Francisco de Almeida conta, então, a Alexandra Schmidt a história de como chegou a Portugal com um visto dado por Aristides de Sousa Mendes a partir do consulado português de Bordéus.

Apesar de não estar disponível nas plataformas de streaming nacionais, RTP Play incluída, o filme pode ser comprado em DVD por quatro euros na Fnac e na MediaMarkt.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].