Dia 29 de Outubro será anunciado o filme português que a Academia Portuguesa de Cinema vai submeter à apreciação do comité que escolhe os nomeados para Melhor Filme Estrangeiro dos Óscares.
A Metamorfose dos Pássaros, Nunca Nada Aconteceu, O Som que Desce na Terra, Sombra, Terra Nova (que se transformou em série) e O Último Banho – são estes os seis filmes que o júri da Academia Portuguesa de Cinema vai ter de avaliar para escolher um que será a sugestão portuguesa para os Óscares 2022.
Esta selecção foi feita por sete membros da Academia Portuguesa de Cinema, enyre actores, realizadores, produtores e técnicos: André Szankowski, Dalila Carmo, Elvis Veiguinha, Luís Cília, Marco Martins, Maria João Mayer e Matamba Joaquim.
O período de votação decorre até 28 de Outubro; no dia seguinte, é revelado o filme escolhido, que depois será submetido à apreciação da Academia de Cinema dos EUA, que o considera ou não para a lista final de nomeados a Melhor Filme Estrangeiro.
Em 2020, esta escolha foi dominada por uma polémica: Listen foi o indicado pela Academia Portuguesa de Cinema, mas o júri dos Óscares não aceitou a escolha por considerar que o filme não cumpria os critérios para ser considerada uma produção nacional.