Vacinação COVID-19: como funciona o semáforo que mostra o tempo de espera nas filas dos centros?

©DGS

Com o alargamento da vacinação contra a COVID-19 a mais idades, os centos começam a ter mais afluência – mas há um site onde é possível ver os tempos de espera.

A DGS lançou esta semana uma nova funcionalidade no seu site onde é possível ver, através de luzes semelhantes às de um semáforo, quanto tempo de espera há nos centros de vacinação COVID-19.

Este é um conceito semelhante ao de aplicações que apareceram durante o primeiro confinamento, em 2020, e que mostravam os tempos de espera para entrar em supermercados, como a Posso Ir? ou a Onde há Fila?.

O semáforo criado pela DGS mostra, como os reais, luzes vermelhas, verdes e amarelas: a vermelha indica um tempo de espera superior a uma hora; com a amarela, a previsão é entre trinta minutos a uma hora; finalmente, a verde diz-nos que será de trinta minutos ou inferior.

Para saber o tempo de espera no centro onde tem a vacina marcada, basta entrar no site covid19.min-saude.pt/cvc. Depois, em ARS, escolha a região e, depois, o concelho (1). Pode também fazer uma ‘Pesquisa Livre’ com o nome do centro de vacinação (2).

©DGS / TREN
©DGS / TRENDY

Quando o resultado aparecer, pode logo ver a cor que indica o estado da fila (3). Se clicar no nome, tem acesso a mais informação, como a morada e a hora em que foi feita a última actualização da cor do semáforo (4).

A tecnologia por trás do semáforo virtual da DGS é na empresa nacional Webteam, que criou a plataforma afluencia.io. A ideia é usar câmaras e sensores que façam a contagem automática de pessoas, embora o mesmo possa der feito de forma manual com recurso a um smartphone ou tablet.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].