Dúvidas sobre o estado da COVID-19 em Portugal? Há um novo site que mostra o avanço do vírus por região

©Ioana Mohanu
©Ioana Mohanu

Com a época das férias a aproximar-se e as mais recentes decisões do Governo para travar a evolução da COVID-19, por concelho, o site eu4covid.pt pode ajudar a ter um panorama geral do País.

A empresa nacional Winning criou um modelo que «permite acompanhar a dispersão e evolução nacional» do SARS-CoV-2 e lançou um site onde podemos ver a situação do País em relação à pandemia e ter acesso a uma previsão de como o vírus se vai comportar em quinze dias.

O site mostra esta evolução por região em tempo real a partir de dados da DGS, sendo possível determinar a data a partir da qual (ou até à qual) queremos ver os números de casos – ou a sua previsão. A Winning diz que a «escolha de um local para férias pode ser uma das grandes mais-valias da ferramenta».

©Winning
©Winning | O mapa de Portugal aparece com as regiões a verde ou vermelho, conformo o risco.

No mapa, basta clicar na região que queremos ver, para que esta se destaque no gráfico de risco; a evolução média também pode ser analisada, sendo que no mapa as regiões estão representadas de verde a vermelho, consoante o estado actual ou a «probabilidade de ocorrência de uma vaga».

O eu4covid.pt foi co-financiado pelo Programa COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), com o objectivo de «reforçar a investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação», explica a Winning.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].