A Wonther, uma marca de joalharia que segue o conceito da sustentabilidade, anunciou uma nova colecção de 26 peças feitas com ouro ético.
Chama-se Golden Identity e é composta pelas letras do abecedário num formato que recria a escrita manual. Estas peças são feitas em ouro de dezoito quilates, que a Wonther diz ser «ético».
«Todo o ouro utilizado na criação das peças é certificado pelo Responsible Jewelry Council e vem de locais onde não se verificam violações de direitos humanos, como escravatura ou trabalho infantil», explica Carlota Couto, associate brand manager.
Nestas fontes de ouro, também não são praticadas ou apoiadas actividades criminosas como lavagem de dinheiro, evasão fiscal ou terrorismo» e assegura-se que a «extracção/processamento dos materiais não devem danificar o meio ambiente».
Segundo Olga Kassian, fundadora da Wonther, a inspiração para esta nova linha de jóias veio dos «grandes ícones da moda dos anos oitenta», entre os quais a princesa Diana, que usava um colar com a inicial do seu nome: ‘D’. A tradição de usar letras do nome em jóias pode ainda ser ligado a outra monarca inglesa: Ana Bolena.
A Golden Identity está à venda no site da Wonther: cada letra custa 280 euros.