Review: Nomad Slim Wallet Tile Tracking Edition

Nomad Wallet Tile
Nomad Wallet Tile

Esta carteira pode parecer perfeitamente normal, mas lá dentro tem tecnologia. E até se liga ao smartphone.

Quantas e quantas vezes, já saímos em casa sem a carteira ou sem o telemóvel tivemos de voltar atrás (se ainda formo a tempo) para os ir buscar? E, mesmo fora de casa, quem é que pode dizer que viveu em pleno sem ter sentido aquele arrepio na espinha por não sentir a carteira ou o smartphone no bolso?

Felizmente, em 2019, já vivemos em pleno na era da Internet das Coisas e só quem vive no passado merece ter este sentimento de que falta alguma coisa.

Para resolver o problema das carteiras perdidas, a marca norte-americana Nomad criou uma carteira com um localizador Bluetooth chamada Tile (que já conhecíamos há algum tempo) que se pode emparelhar com o um iPhone ou Android para nos dar alertas quando fica fora do raio de acção.

Na verdade, a tecnologia desta carteira em pele e compacta (10 x 7,5 cm) está centrada no Tile, que fica num compartimento da mesma: tudo o resto é convencional, desde os materiais ao formato, com possibilidade de guardar, pelo menos, sete cartões e algumas notas, mas sem bolso de moedas.

Depois, tem tudo a ver como configura o Tile, na app: para ter acesso a muitas funcionalidades, incluindo alertas inteligentes quando deixa a carteira ou o smartphone para trás, vai ter de assinar uma subscrição Premium: 34,99 euros por ano ou 3,49 por mês, com os primeiros trinta dias grátis.

Sem este pagamento, pode apenas localizar a carteira num mapa (pelo menos ver a última localização feita perto do seu smartphone, via Bluetooth) e fazer tocar o Tile, desde que esteja no raio de acção (cerca de dez metros); mas também pode fazer o contrário: tocar duas vezes no compartimento do Tile para fazer tocar o smartphone.

Se perder a carteira, pode marcá-la dessa forma na app para que a comunidade de utilizadores Tile possa receber notificações se se aproximar da mesma, mas ái vai ter de confiar na boa vontade dos outros utilizadores.
hellonomad.com | €71,35

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].