Boas estradas, preços e Natureza – Portugal é o melhor país da Europa para fazer uma road-trip

©Caleb George
©Caleb George

O site de viagens Momondo elegeu Portugal como o melhor país da Europa para fazer uma road-trip.

A EN2 pela Costa Vicentina, de Sines a Aljezur, a EN222 entre Régua e Pinhão ou a Estrada Nacional 2, que corta o País de Norte a Sul (Chaves a Faro) são três clássicas road-trips em Portugal.

Estas rotas podem muito bem ter estado na base da escolha da Momondo – Portugal é o melhor país da Europa para fazer uma road-trip. O site diz que a eleição foi feita com a avaliação de seis critérios: «Clima, segurança e infraestruturas, preço, trânsito e sustentabilidade, aluguer de carro, natureza e pontos de interesse».

A avaliação da Momondo foi feita a 31 países, com um terceiro lugar que acaba por ser surpreendente: o Luxemburgo. O site justifica a escolha com a oferta cultural, os preços razoáveis do aluguer de automóveis, alojamento, combustível e de um que acaba por ser muito importante em road-trips: não há portagens.

Portugal fora das melhores pontuações individuais

Já Portugal conquistou «boas pontuações» na qualidade das estradas, natureza, pontos de interesse, horas de sol por ano e preço dos carros de aluguer. Contudo, o País acabou por não ter o primeiro lugar em qualquer uma destas categorias.

Espanha (Clima), Suíça (Segurança/Infraestruturas e Natureza/Pontos de Interesse), Ucrânia (Preço), Países Baixos (Trânsito/Sustentabilidade) e Eslováquia (Aluguer de Carro) foram os países que tiveram as melhores notas desta avaliação da Momondo – os detalhes podem ser lidos aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].