Volvo anuncia novo automóvel híbrido: o XCV40 é o primeiro SUV a usar gasolina vegan

©Volvo / DR.
©Volvo / DR.

A Volvo já tinha anunciado que até 2030 queria que todos os seus automóveis fossem eléctricos, mas há um novo conceito de SUV que fica disponível em breve.

É uma parceria entre a BP e a marca sueca que se traduz naquele que será o primeiro automóvel do mundo com um novo tipo de gasolina que a empresa de combustíveis está a desenvolver.

A gasolina vegan é obtida apenas em de poços de petróleo com uma base fóssil de vegetação; os engenheiros da BP conseguiram identificar zonas em que apenas árvores e outro tipo de flora com milhões de anos se transformou numa «combinação complexa de hidrocarbonetos alifáticos», explica a empresa.

Todo o processo de prospecção deste tipo de petróleo, e a consequente transformação em gasolina, tem o selo da Vegan Society. Estes poços “vegan” foram encontrados no Norte da Suécia, o que também contribuiu para que a BP fizesse o acordo com a Volvo.

Volvo “vegan” chega ainda este verão por 35 mil euros

O novo automóvel da marca sueca, o XCV40 (‘v’ de ‘vegan’), além da motorização híbrida com gasolina vegan, não tem qualquer composto animal nas matérias-primas: os estofos são em plástico recolhido dos oceanos e as borrachas, inclusive a usada nos pneus, são criadas a partir de cana-de-açúcar.

Este novo modelo tem 405 cavalos e um consumo combinado de 1,9 l / 100 km. Quando ficar disponível, no Verão deste ano, poderá sem comprado com dois níveis de equipamento: V-Design e V-Premium, com preços a partir dos 35 mil euros.

O Estúdio TRENDY é a secção do site TRENDY Report onde são publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteúdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informações em trendy.pt/publicidade.