Um vinho com vista para o mar: Vicentino Pinot Noir Naked é o tinto “oficial” da Costa Vicentina?

©Vicentino
©Vicentino

O rótulo mostra o céu e o mar, como se estivessemos numa qualquer praia ou arriba de Porto Covo ou da Zambujeira do Mar. É esta a imagem do novo vinho tinto alentejano.

A produtora chama-lhe o «novo tinto da Costa Vicentina» e diz que «reflecte o espírito livre e descontraído da costa alentejana». O
Vicentino Pinot Noir Naked é o mais recente néctar do produtor Ole Martin Siem.

O norueguês chegou a Portugal há trinta anos com o «sonho de produzir vinho» no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e na Costa Vicentina, «junto ao mar», lembra. Este Naked nasce, assim, na vinha que Ole Martin Siem tem no Brejão, perto da Zambujeira do Mar.

O novo Vicentino é, de acordo com o produtor, um vinho «vibrante, equilibrado e sedutor», que «traduz a simbiose perfeita entre esta casta emblemática e o terroir da costa atlântica, numa versão crua e despojada, sem qualquer recurso a barricas».

Ole Martin Siem diz que o Vicentino Pinot Noir Naked é «elegante e versátil», o que faz com que seja um bom “aliado” para «churrascos de Verão, sardinhadas e petiscos depois da praia». O produtor norueguês deixa ainda uma recomendação: este vinho deve ser servido «fresco».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].