É um projecto da chef Patrícia Borges e tem Peniche como cidade de teste. O objectivo é sensibilizar para o consumo de espécies de peixes sustentáveis.
Chama-se ‘Smart Fish – Restauração Sustentável’ e é um projecto que vai tentar sensibilizar para o consumo de espécies de peixe «muitas vezes subaproveitadas e subestimadas do ponto de vista económico e gastronómico».
Esta iniciativa, que quer levar a um consumo mais “inteligente” de peixe, foi criado pela chef Patrícia Borges e, numa primeira fase, estará apenas em restaurantes de Peniche. Entre as espécies que o Smart Fish quer promover estão a cavala e o carapau.
Restaurantes vão aprender a fazer novas receitas
Para receber um selo que atesta o compromisso com o Smart Fish – Restauração Sustentável, os restaurantes têm de ter receber uma formação de cozinha «especialmente focada no desenvolvimento de novas receitas» com os peixes menos aproveitados.
«Este projecto pretende incutir uma abordagem inovadora e dinâmica sobre a forma como consumimos peixe, capaz de alavancar o dormente potencial económico do mar e sempre assente na valorização dos recursos marinhos», conclui Patrícia Borges.