Estas são as três exposições que vamos poder ver no MAAT quando o museu reabrir a 5 de Abril

©Michel Silva
©Michel Silva

O MAAT, em Lisboa, tem três novas exposições sobre o planeta Terra que podem ser vistas a partir de 5 de Abril, o dia em que os museus podem reabrir.

Aquaria – Ou a Ilusão de Um Mar Fechado; X Não é Um País Pequeno – Desvendar a Era Pós-Global; e Earth Bits – Sentir o Planeta. Estas são as três novas exposições que o MAAT preparou para o dia de reabertura e que ficam patentes até 6 de Setembro.

Aquaria tem a curadoria de Angela Rui e mostra uma reflexão sobre «possibilidades e novas questões» que o «repensar da relação dos humanos com o mundo marinho poderia enfrentar». Esta exposição mostra ainda um filme de Armin Linke sobre os bastidores do Oceanário de Lisboa.

Em X Não é Um País Pequeno (curadoria de Aric Chen e Martina Muzi) podem ver-se nove projectos de design, arquitectura e arte que «articulam e criticam o estado actual e convoluto do mundo a partir de múltiplas perspectivas geográficas». A exposição quer promover o debate sobre a «actual condição pós-global».

Finalmente, Earth Bits é uma instalação de arte do estúdio de Milão dotdotdot feita com a colaboração da Agência Espacial Europeia, da Agência Internacional de Energia e com o apoio da EDP. O objectivo é mostrar os «efeitos aniquiladores» das emissões gases de efeito de estufa na vida do planeta.

Nos dias 24 e 25 de Abril, o MAAT recebe ainda uma programação especial com a participação dos curadores e artistas responsáveis por estas três novas exposições, com «eventos ao vivo, conversas e performances», diz o museu.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].