Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe lança desafio de design para latas

©ANICP
©ANICP

Será que o design tradicional das latas de conserva é o melhor e o mais eficaz? É isto que a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe que por à prova com este desafio.

Em 2021 comemoram-se os quinhentos anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e Juan Sebástian Elcano e a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe (ANICP) quer comemorar esta data com uma competição criativa.

O objectivo é tentar encontrar «propostas com uma forte componente de inovação e criatividade para o design da emblemática lata de conservas de peixe». Um dos critérios tem que ver com a sustentabilidade – as propostas têm de ter em conta a pegada ambiental da nova lata. O tema do desafio, À Descoberta do Planeta Oceano, também deve ser respeitado.

Participantes têm de aceitar o uso que a ANICP der às candidaturas

Este desafio é dirigido a alunos do ensino superior que ainda estejam a frequentar as universidades ou que, pelo menos, tenha concluído os cursos na época 2018/19. Como prémio, a ANICP promete uma viagem a bordo no Navio Escola Sagres.

As inscrições estão abertas até 9 de Abril, aqui, e os vencedores serão anunciados no dia 22. Todas as regras de participação podem ser lidas no regulamento desta iniciativa.

Uma destas condições diz que os participantes ficam sem controlo ou direitos sobre os designs que submeterem nesta competição da ANICP, uma vez que um dos pontos (Artigo 7) obriga a que os «candidatos aceitam o uso que for decidido dar aos elementos integrantes da candidatura».

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].