Vidiyo. LEGO entra no mundo da música e vai lançar kits para fazer videoclips com o smartphone

É uma tendência que já tinha sido revelada com os kits Hidden Side ou Super Mario: a LEGO está a apostar em novas experiências e o Vidiyo confirma esta ideia.

Chama-se Vidiyo e permite criar videoclips com músicas e minifiguras LEGO, com o smartphone, recorrendo à tecnologia de realidade aumentada, tal como já tinha acontecido com os kits Hidden Side.

Para isso, a LEGO fez uma parceria com a Universal Music Group para disponibilizar temas de vários artistas conhecidos, especialmente entre as crianças, como Marshmello, 5 Seconds of Summer ou Mabel. A ideia é usar estas músicas e os novos kits LEGO para criar videoclips personalizados.

Novos kits Vidiyo chegam em Março

Este kits vêm com minifiguras (que podem ser os elementos de uma banda) e com as peças que são o “motor” deste conceito: os Beatbits, quadrados com imagens que correspondem a efeitos, acções e movimentos. Para dar vida à minifigura e aos BeatBits é preciso ter a app Vidiyo e, com a câmara do smartphone, fazer um scan.

@LEGO
@LEGO | Os BeatBits são os pequenos quadrados da LEGO reconhecidos pela app e que permitem dar efeitos aos videoclips do Vidiyo.

Depois, a app vai reconhecer as imagens e será possível animar tudo no ecrã, com movimentos de dança, efeitos de áudio, vozes e solos de instrumentos, entre outras opções. O videoclip é gravado (até um minuto) e, com a tecnologia de realidade aumentada, podemos dar a ideia de que está a acontecer um concerto LEGO numa mesa, cama, jardim ou outro cenário.

Estes novos kits são destinados a crianças entre os sete e os dez anos; os Vidiyo chegam às lojas no dia 1 de Março e já têm uma página dedicada no site da LEGO.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].