Está confirmado: vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca chega em Fevereiro a Portugal

©AstraZeneca
©AstraZeneca

A partir do início de Fevereiro, Portugal conta com mais uma vacina para a COVID-19. A opção da Universidade de Oxford e da AstraZeneca junta-se à da Pfizer, que chegou em Dezembro ao País.

Portugal está prestes a receber uma encomenda da vacina criada pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca, depois de a Agência Europeia do Medicamento (AEM) ter autorizado a sua utilização na passada Sexta-Feira (29 de Janeiro).

De acordo com os ensaios clínicos analisados pela AEM, esta vacina tem uma eficácia de 60%, o que acaba por ficar muito aquém da opção da Pfizer (95%) – contudo, este é um valor acima do definido pela OMS para que uma vacina seja considerada como válida contra a COVID-19 (50%).

Portugal recebe 113 mil doses da nova vacina

A vacina da Universidade de Oxford e da AstraZeneca só pode ser usada em adultos (a partir dos dezoito anos) e não tem limite de idade. Segundo Francisco Ramos, responsável pelo plano de vacinação em Portugal, Portugal recebe 113 mil doses no dia 9 de Fevereiro.

Esta encomenda junta-se a mais 10 800 doses da Moderna e a 80 mil da Pfizer/BioNTech que chegam a Portugal entre hoje e amanhã. No horizonte está ainda a possibilidade da aprovação, por parte da AEM, de uma quarta vacina, a da Janssen, em Março.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].