©The Guardian
©The Guardian

Margaret Keenan é a primeira pessoa do mundo a tomar a vacina da Pfizer aprovada para a COVID-19

Dia 8 de Dezembro de 2020, Reino Unido, 6:45 – esta pode ser uma data histórica. Pela primeira vez, uma utente de um serviço nacional de saúde toma a vacina da COVID-19.

O Reino Unido foi o primeiro país do mundo a receber a vacina aprovada da Pfizer para a COVID-19 e já tinha anunciado que ia começar com a vacinação no dia 8 de Dezembro.

Foi o que aconteceu: Margaret Keenan torna-se a primeira pessoa do mundo a ser vacinada contra a COVID-19 num serviço nacional de saúde. O momento teve lugar na cidade no Hospital Universitário de Coventry, às 6:45 de hoje.

Margaret Keenan, de noventa anos, ex-empregada de uma loja de joalharia, disse que era um «privilégio» ser a primeira a receber a vacina da COVID-19. «Finalmente, posso estar com a minha família e amigos, depois de um ano em que estive quase sempre sozinha», contou a britânica aos jornalistas do The Guardian.

O programa de vacinação do Reino Unido vai passar por cinquenta hospitais; a faixa etária de mais de oitenta anos será a primeira a receber a vacina da Pfizer contra a COVID-19, que chegará também a Portugal em Janeiro de 2021.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].