Actriz, criadora, encenadora, assistente de encenação e dramaturga. A polivalência e o espírito de iniciativa de Sara Barros Leitão valeu-lhe este primeiro prémio de teatro do D. Maria II.
A primeira edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II consagrou Sara Barros Leitão. Com trinta anos, a actriz tema acumulado projectos de dramaturgia nos últimos anos, muitos deles iniciativa da sua «estrutura de criação»: a Cassandra.
Sara Barros Leitão é «actriz, criadora, encenadora, assistente de encenação e dramaturga», lembra o Teatro Nacional D. Maria II e destaca-se pela «grande qualidade artística» e por mostrar «coerência em todas as suas atitudes», justifica Carlos Avilez, residente do júri que atribuiu o prémio.
Prémio de cinco mil euros já tem destino
Além do troféu, uma “lágrima” em cristal retirada do lustre que está na sala Almeida Garrett do Teatro D. Maria II, Sara Barros Leitão vai receber ainda cinco mil euros, um valor que será investido num projecto a desenvolver em 2021: Heroides – Clube do Livro Feminista.
Se quiser conhecer mais sobre o trabalho de Sara Barros Leitão, pode ouvir a entrevista da primeira vencedora deste prémio revelação no mais recente episódio do podcast Teatra, do D. Maria II.