Tal como tem acontecido com vários eventos, também a gala anual do Guia Michelin, onde se atribuem as estrelas aos restaurantes, será apenas transmitida online, com acesso livre.
Este ano, e por causa da pandemia de COVID-19, a gala do Guia Michelin não vai ter público nem a habitual presença dos chefs para receber as Estrelas atribuídas pelo júri. Em vez disso, a Michelin vai transmitir pela Internet a edição deste ano no seu site. O acesso será livre para todos.
«O ano de 2020 será recordado por muitos motivos. A pandemia está a colocar-nos a todos, permanentemente, à prova. Obriga-nos a assumir novas normas, a pensar mais nos outros e a sermos socialmente mais responsáveis», justifica a Michelin em comunicado.
É desta que temos um restaurante com 3 estrelas?
A Gala Michelin 2020 será transmitida em directo a partir da Real Casa de Correos em Madrid, no dia 14 de Dezembro, a partir das 19 horas. Contudo, a partir do dia 16 de Novembro, vai ser possível ver uma série de cinco episódios sobre o estado actual da restauração; o último tem um debate com onze chefs de Portugal e Espanha detentores de estrelas Michelin.
Portugal não tem qualquer restaurante com três estrelas Michelin (o máximo), mas há sete com duas: Casa de Chá da Boa Nova, Belcanto, Il Galo D’Oro, The Yeatman, Ocean, Villa Joya e Alma. Com uma estrela há dezanove restaurantes.