Mercado de livros em Portugal cresce nos Ășltimos anos

©Pixabay
©Pixabay

Com uma presença muito marcada na histĂłria e no dia a dia dos portugueses, o hĂĄbito de leitura representa benefĂ­cios evidentes: desde desenvolver o espĂ­rito crĂ­tico atĂ© ampliar o vocabulĂĄrio. Apesar dos livros fĂ­sicos continuarem a ter uma forte expressĂŁo, com o surgimento de ferramentas de leitura totalmente online a população portuguesa jĂĄ nĂŁo tem desculpas e pode ler milhĂ”es de tĂ­tulos a partir de um Ășnico dispositivo.

No decorrer de 2019, o consumo de livros em Portugal destacou-se pelos nĂșmeros que alcançou e chegou mesmo a crescer cerca de 13% no mĂȘs de agosto, 15% em setembro e 13% em novembro, por comparação ao ano anterior. Estes dados sĂŁo de uma pesquisa desenvolvida pela Picodi, um website de cupĂ”es e promoçÔes, que constatou atravĂ©s de um questionĂĄrio feito aos seus utilizadores que as mulheres portuguesas representam o maior nĂșmero de leitores no paĂ­s expressando-se em 71%. JĂĄ quando sĂŁo abordadas as motivaçÔes da aquisição de livros, 48% dos inquiridos afirmou ser por gosto pessoal, 28% compra por necessidade, enquanto que 15% os adquire para presentear alguĂ©m.

Por sua vez, 2020 tambĂ©m se apresenta promissor para este mercado e, de acordo com a empresa de estudos de mercado Gfk, foram registados atĂ© ao inĂ­cio do mĂȘs de outubro cerca de 78,9 milhĂ”es de euros em vendas de obras literĂĄrias. Deste modo, pela forte presença dos hĂĄbitos de leitura no quotidiano dos portugueses, sĂŁo desenvolvidas vĂĄrias iniciativas que reconhecem esta importĂąncia. Entre elas estĂŁo as novas editoras independentes, como Ă© o caso da Bazarov que, fundada em 2020 e situada no Porto, distingue-se por ser uma proposta extremamente pessoal.

TĂ­tulos no online para leitores com todo o tipo de interesses

Apesar de muitos portugueses continuarem a preferir adquirir as suas obras numa livraria, o mercado dos livros online, tambĂ©m conhecidos como e-books, apresenta sinais de crescimento e 13% dos leitores jĂĄ opta por fazer a transferĂȘncia do seu livro favorito atravĂ©s de espaços de venda online.

Assim, sĂŁo criados dispositivos que permitem ler praticamente todos os livros digitalmente. Entre eles destaca-se o Kindle, uma espĂ©cie de tablet totalmente desenvolvido para a leitura que, criado pela Amazon em 2012, se tornou famoso pelos quatro cantos do mundo ao possuir mais de trĂȘs milhĂ”es de obras. Atualmente jĂĄ tem vĂĄrias versĂ”es como o Kindle Paperwhite e o Kindle Voyage, possuindo um ecrĂŁ e-ink com o objetivo de simular as pĂĄginas dos livros e, assim, nĂŁo incomodar os olhos do leitor.

Em dispositivos como o Kindle pode ler tĂ­tulos de todos os gĂ©neros e para qualquer tipo de interesse. Entre os mais descarregados estĂĄ o clĂĄssico “Harry Potter e a Pedra Filosofal” que, escrito pela J.K. Rowling e publicado originalmente em 1997, conta a histĂłria da cicatriz mais famosa do mundo. Por outro lado, existem tĂ­tulos para um pĂșblico mais especĂ­fico, como acontece com “Neuromarketing: Como a neurociĂȘncia aliada ao design pode aumentar o engajamento e a influĂȘncia sobre os consumidores”.

Esta obra de Darren Bridger, publicada em 2018, estĂĄ no top de vendas para Kindle na Amazon e destina-se a profissionais de marketing que desejam saber mais sobre a uniĂŁo entre comunicação e design. Destinado a outro tipo de pĂșblicos existem opçÔes como “Segredos dos Casinos”, um livro escrito por Greg Babayans em 2009 que ensina os jogadores a apostar e a ter noçÔes de probabilidades.

AlĂ©m do mais, este livro foca-se em jogos como o blackjack que, atualmente disponĂ­vel em algumas plataformas online, chama a atenção dos jogadores pelas opçÔes de jogadas (pedir, parar, dobrar e abrir) e por ter variedades como Spanish 21, Blackjack Switch e Pontoon. Por fim, os amantes de poesia podem tambĂ©m descarregar as suas obras prediletas e tĂȘm ao seu dispor tĂ­tulos como “Um poema para cada dia em que nĂŁo te vi”, publicado em 2018 e escrito por Igor Marcondes. Entre os temas principais deste livro estĂĄ o amor nas suas mais distintas facetas.

De facto, o mundo da leitura Ă© tĂŁo abrangente que consegue transportar o leitor para diferentes realidades. Por isso, conquista cada vez mais os portugueses que, com as novas formas de leitura, intensificam ainda mais este consumo.

O EstĂșdio TRENDY Ă© a secção do site TRENDY Report onde sĂŁo publicados artigos patrocinados, parcerias comerciais e outros conteĂșdos pagos. Para fazer uma parceria connosco, veja toda as informaçÔes em trendy.pt/publicidade.