Escolha da Academia Portuguesa de Cinema sem surpresas: Listen pode ser candidato ao Óscar

©Bando a Parte / Pinball London
©Bando a Parte / Pinball London

Era uma decisão mais que provável, pelos prémios que o filme ganhou em Veneza: Listen é mesmo o escolhido pela Academia Portuguesa de Cinema para tentar ser nomeado nos Óscares 2021.

Como já tínhamos previsto há duas semanas, Listen é o indicado pela Academia Portuguesa de Cinema (APC) para poder entrar na categoria de Melhor Filme Internacional, na edição de 2021 dos Óscares.

O filme português de Ana Rocha de Sousa, que ganhou quatro prémios em Veneza (incluindo o Leão do Futuro), fazia parte de uma lista com mais três produções – Patrick, Mosquito e Vitalina Varela – e foi o mais votado pelos membros da Academia Portuguesa de Cinema.

Objectivo: entrar da shortlist de cinco filmes

Listen segue agora para uma avaliação do júri dos Óscares, que faz a selecção final dos cinco filmes estrangeiros que vão, efectivamente, ser nomeados na para Melhor Filme Internacional.

Desde 1980 que há um filme português eleito pela APC para entrar na corrida ao Óscar de Melhor Filme Estrangeiro: o primeiro foi Manhã Submersa, uma adaptação do livro de Virgílio Ferreira ao cinema por Lauro António.

Ricardo Durand
Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].