©Facebook
©Facebook

Tinder entre amigos: Facebook Dating chega a Portugal com Paixões Secretas e stories do Insta

Era um recurso de estava prometido há algum tempo para Portugal e que agora fica disponível, como «experiência independente». Já é possível fazer match nos Encontros do Facebook.

É uma espécie de Tinder (ou da Happn) entre amigos. O Facebook Dating (em Portugal, ‘Encontros do Facebook’ é uma funcionalidade-extra desta rede social que tem como objectivo juntar pessoas que tenham «uma série de interesses em comum», baseados Grupos ou Eventos, por exemplo.

Apesar de estar ligada ao Facebook, esta nova aplicação de dating é independente, apesar de ter como base as informações que partilhamos nesta rede social ou no Instagram, já que as Stories também podem ser vistas no nosso perfil dos Encontros.

Conceito da app semelhante ao Tinder ou Happn

Mas a relação entre as duas plataformas fica por aqui. As ligações criadas no Facebook Dating não são mostradas no Facebook, nem serão sugeridos amigos ou amigas do Facebook na aplicação de Dating: «O Facebook não vai sugerir amigos do Facebook e Instagram como ligações potenciais ou sequer notificar qualquer pessoa que está na plataforma», garante a rede social.

Para usar o Facebook Dating é preciso criar um novo perfil aqui. Nos próximos dias a aplicação para smartphones será actualizada: para entrar nos Encontros vai ser preciso tocar no ícone dos três tracinhos que está na barra do menu (em Android, no topo; em iOS, na base) – depois, basta tocar na opção ‘Encontros’ que tem um ícone de um coração.

©Facebook
©Facebook | O conceito do Facebbok Dating é muito semelhante a outras apps de encontros.

Assim que entrarmos nesta área, o conceito é muito semelhante ao do Tinder e do Happn: vamos vendo uma série de perfis onde podemos colocar um like; se ambas as pessoas gostarem uma da outra, dá-se um match e podem iniciar uma conversa. Estes perfis que vamos vendo mostram ainda a indicação de quantos amigos há em comum, se for caso disso.

Match feito entre Paixões Secretas

Os perfis criados Encontros do Facebook não têm ligação com o que se passa na rede social: as ligações, as conversas e actividade «nunca» é partilhada com outras apps, inclusive a indicação de que uma pessoa aderiu ao Dating. Ainda assim, os perfis dos Encontros podem mostrar stories da nossa conta de Instagram, se quisermos.

Uma das outras funcionalidades do Encontros do Facebook é criar uma lista de Paixões Secretas. Aqui, podemos juntar até nove de amigos ou amigas com os/as quais gostaríamos de ter uma possível relação amorosa. Se a outra pessoa também nos marcar como Secret Crush e também tiver perfil no Dating, há um match e ambos vão ficar a saber que há um interesse mútuo.

©Facebook
©Facebook | É possível criar uma lista de amigos ou amigas pelos quais temos uma paixão secreta.

Se ainda não tiver disponível a opção Encontros do Facebook na aplicação, vai ter de esperar uns dias: esta actualização está a ser feita de forma gradual e estará em breve acessível nas aplicações para iOS e Android.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].