©Herdade das Servas
©Herdade das Servas

Barrosinha, Servas e Melgaço: três programas de enoturismo em Setembro para experimentar as vindimas

Do Alentejo ao Minho, há três novos programas com muito vinho à mistura.

Em tempo de vindimas, várias produtoras criam programas de enoturismo com várias actividades onde o convite é, invariavelmente, um: experimentar todo o processo que está entre a apanha da uva e a sua transformação em vinho.

A Herdade da Barrosinha, a Herdade das Servas (ambas no Alentejo) e a Quintas de Melgaço tem todas programas de vindimas onde se incluem refeições, visitas guiadas e provas. Aqui fica as sugestões das três produtoras.

Herdade da Barrosinha

Esta unidade de enoturismo em Alcácer do Sal tem um programa de vindimas «dedicado às vindimas com apanha da uva, picnic na vinha, visita à adega e almoço na taberna».

@Herdade da Barrosinha
@Herdade da Barrosinha

O preço é de 25 euros por pessoa, a que se pode juntar um jantar (apenas às Segundas-Feiras) também por 25 euros, com quatro pratos e vinhos incluídos. Ficar uma noite no hotel da Herdade custa 88 euros.
Reservas: 265 623 142 | [email protected]

Herdade das Servas

Em Estremoz, na Herdade das Servas, as sugestões de enoturismo, em Setembro, dividem-se em quatro opções: Tradicional, Corpo e Alma, Winegrowing Legacy, Prova Cega e Programa das Vindimas.

©Herdade das Servas
©Herdade das Servas

A experiência base inclui apenas uma visita à adega e cave de barricas (5 euros); se quiser fazer uma prova de vinhos, tem de optar por uma das outras opções, onde há sempre, pelo menos, quatro referências, com preços entre 10 e 20 euros. O programa mais completo inclui pisa de uvas a pé «com equipamento próprio (botas e fato de borracha)».
Reservas: 268 322 949 | [email protected]

Quintas de Melgaço

Finalmente, a Norte, no Alto Minho, também há programas vínicos na Quintas de Melgaço, com duas opções: Experiência Vindima & Prova e Experiência Vindima & Piquenique. Em ambas, os participantes recebem um kit com t-shirt, luvas e tesouras para fazer a apanha da uva.

©Quintas Melgaço
©Quintas Melgaço

Depois, há dois “caminhos” à escolha: uma prova na sala de estágios da adega (25 euros) ou um piquenique ao ar livre (30 euros. O primeiro programa inclui degustação dos vinhos Alvarinho QM, QM Rosé e Espumante QM Reserva, assim como queijos, compotas, broa e enchidos.

Quem optar pelo piquenique, leva um cesto com duas garrafas de vinho (QM Alvarinho e QM Rosé), dois queijos da loja Prados de Melgaço, tostas, compotas e mel.
Reservas: 251 410 020 | [email protected]

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].