©Mano a Mano
©Mano a Mano | Pizza Bronte

Giovanni Pellegrino: o novo chef executivo do Mano a Mano quer o pistachio a ser o «novo tomate»

É italiano e quer transformar o Mano a Mano numa referência do seu país em Lisboa. Para chegar lá, fez uma “rivoluzione” na carta.

Giovanni Pellegrino, siciliano, com gosto pela cozinha desde criança. Em poucas palavras é este o perfil do novo chef do restaurante Mano a Mano, que tem uma ambição: tornar o restaurante numa «referência italiana de Lisboa».

Para isso, Pellegrino, criou uma nova carta com «conceitos gastronómicos pioneiros» – um dos principais será fazer com que o pistachio seja o «novo tomate», ou seja, fazer com que este fruto seco esteja na base de várias receitas, desde as pizzas às sobremesas.

Pizza Bronte com base de pistachio

Com o lema ‘simplicidade na cozinha’, Giovanni Pellegrino diz que quando se usam ingredientes «simples e de qualidade», o resultado é «sempre delicioso». Para isso, o chef quer usar «sempre» produtos da época e recorrer «muito a plantas e vegetais».

As novas propostas de Giovanni Pellegrino estão por todas as áreas do menu: aperitivos, sobremesas, pizzas, pratos de carne e peixe. Para começar, há Parmigiana di Melanzane, uma «beringela, recheada com molho de tomate, mozzarella de búfala e manjericão». Aqui, temos ainda novas bruschettas, como a Clássica, a de Pesto e a Mano a Mano com «chouriço picante de Calabria».

Nas pizzas, o sugestão do chef Pellegrino é a Bronte (imagem de destaque), uma oportunidade para ficarmos a «conhecer o sabor de uma pizza italiana». Com uma base em creme de pistachio, esta versão tem presunto, mozzarella de búfala e lascas de Grana Padano.

©Mano a Mano
©Mano a Mano | Giovanni Pellegrino fez uma “rivoluzione” na carta do restaurante.

Sobremesas foram todas renovadas

Giovanni Pellegrino criou ainda dois «pratos especiais»: o Seppia Patate e Piselli (um choco assado com batata e puré de ervilhas) e o Brasado di Carne al Barolo (bochecha de porco estufada, vinho, cenoura, cebola, aipo, tomilho e alecrim com a focacia do Mano a Mano.)

Nas sobremesas, todas as sugestões são novas: o chef destaca o Mille Foglie (um mil folhas com creme de mascarpone de baunilha, com calda de frutos vermelhos ou de caramelo salgado), o Falso Cannoli agli Agrumi (doce típico da Sicília com creme de mascarpone e citrinos, geleia de laranja) e, claro, o Tiramissù Clássico.

«Estou muito entusiasmado em transportar novos conceitos gastronómicos para a capital portuguesa. A minha motivação será tornar o Mano a Mano numa referência da cozinha italiana», diz o chef. As reservas podem ser feitas pelo 914 054 273 – o Mano a Mano fica no número 22 da Rua do Alecrim.

Mano a Mano Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].