Medição de temperatura e detecção de máscara: a tecnologia portuguesa no combate à COVID-19

Câmara Termográfica ©Quantico Solutions
Câmara Termográfica ©Quantico Solutions

A tecnologia é da Quantico Solutions e baseia-se numa câmara termográfica que, além de ler a temperatura, também consegue identificar se uma pessoa tem máscara.

Sucedem-se as propostas de tecnologias portuguesas para combater o contágio pelo novo Coronavírus e que podem passar a fazer parte da vida em sociedade nos próximos tempos.

A Uniksystem já tinha mostrado um sistema biométrico para a medição de temperatura à distância, a Smart City Monitor anunciou aquele que será o semáforo-padrão que vamos ver nas praias e a Proside quer adaptar uma app sua para controlar o acesso aos areais.

Taxa de precisão da análise de temperatura é de 0,3 graus

Agora há outra empresa nacional com uma solução tecnológica, na linha da anunciada pela Uniksystem, com praticamente o mesmo objectivo: medição não intrusiva de temperatura. Os resultados podem servir para detectar um dos sintomas do SARS-CoV-19, a febre.

Esta plataforma baseia-se num ecrã e numa câmara termográfica que analisa uma pessoa e determina a temperatura. Isto é feito com recurso a infravermelhos a uma distância que vai dos 30 centímetros a 1,5 metros. Segundo a Quantico Solutions, a taxa de precisão é de 0,3 graus.

Câmara termográfica pode ficar em locais públicos

Além de medir temperaturas, a câmara consegue ainda perceber se a pessoa está a usar máscara, por reconhecimento facial: aqui, a taxa de precisão é de 99%, diz a empresa responsável pela tecnologia.

Sobre a aplicação prática desta câmara, a Quantico Solutions dá dois grandes exemplos: pode ser implementada em empresas, junto à máquina de ponto ou em locais públicos, como supermercados ou hotéis. Nestes últimos, contudo, a função de reconhecimento facial é «desactivada», para «assegurar a protecção dos dados pessoais dos clientes».

Para a comercialização deste sistema, a Quantico Solutions conta com a ajuda da Beltrão Coelho, parceira do projecto.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].