Semáforos nas praias: esta é a proposta de Torniquete Virtual da Smart City Sensor

Semáforo Praias ©Smart City Sensor
Semáforo Praias ©Smart City Sensor

A empresa nacional Smart City Sensor já tem um «torniquete virtual com semáforo luminoso» pronta a ser instalado nas praias portuguesas em Junho.

As regras de acesso às praias nacionais vão mudar: o site Estamos On já publicou as novas normas e as entradas passam a ter de ser controladas: aqui, pode ser usado um sistema semelhante a um semáforo para indicar a taxa de ocupação.

Esta é a proposta de «torniquete virtual com semáforo luminoso» da empresa portuguesa Smart City Sensor que usa a tecnologia SCS Radar que consegue medir a «entrada, saída e fluxo por hora de pessoas» num determinado local – a empresa explica como funciona aqui.

Semáforo para as praias não precisa de autorização RGPD

Segundo a Smart City Sensor, este torniquete virtual não precisa, por isso, de «autorização RGPD». A taxa de ocupação será definida, em cada praia, pelas autoridades – depois, o sistema avalia isso em tempo real.

Depois, tudo funciona como um semáforo normal: uma luz vermelha significa que a praia está totalmente preenchida e não permite a entrada de mais pessoas (Proibido); um sinal laranja/amarelo, significa que a praia estará próxima da lotação máxima (Alerta); caso esteja verde, podemos entrar no areal (Livre).

«O sistema integra um backoffice para visualização de dados em tempo real e possibilita emitir alertas para entidades Municipais ou Protecção Civil, quando o limite máximo de acesso estiver a ser excedido», garante a empresa.

Torniquete Virtual Praias ©Smart City Sensor

Contagem de pessoas nas praias é feita em tempo real

E não será apenas em praias que a solução da Smart City Sensor pode ser usada: «Esta tecnologia será instalada nas praias para supervisionar o acesso das pessoas evitando aglomerados, mas pode também ser utilizada em diversos cenários, tais como feiras, mercados e jardins. A contabilização será realizada em tempo real, o que permitirá organizar rapidamente os espaços monitorizados».

O torniquete virtual com semáforo luminoso é um «produto tecnológico 100% nacional» e, segundo a Smart City Sensor, está em «fase de aquisição por diversas entidades municipais».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].