Como vão ser os TVDE e os táxis, em Maio? As medidas da Free Now e Kapten para evitar o contágio

Divisória Plástico Coronavírus ©Free Now/Kapten
Divisória Plástico Coronavírus ©Free Now/Kapten

Em Maio, é natural que algumas actividades tenham uma retoma gradual de actividade – as viagens de TVDE e táxis serão uma delas. Mas com novas regras para combater a propagação do Coronavírus.

A Free Now (táxi) e a Kapten (TVDE) anunciaram a sua estratégia de segurança e higienização para Maio, o mês em que se espera que haja regras mais leves em vários sectores de actividade – por exemplo, já se sabe que cabeleireiros e barbeiros voltam a abrir, mas com marcações.

O sector dos TVDE e dos táxis foi dos que sofreu mais com o Estado de emergência, com quebras de viagens acentuadas – contudo, várias plataformas não ficaram de braços cruzados nas últimas semanas. Começaram-se a preparar e até lançaram campanhas para profissionais de saúde.

Produto de desinfecção tem eficácia de 99,99%

Uma das medidas, que já estava em vigor em 1500 automóveis Kapten e Free Now (80%, dizem as marcas, um investimento de 25 mil euros), e que deve ser reforçada, é a colocação de divisórias em plástico entre os bancos dianteiros e traseiros, para reduzir o contacto físico entre passageiros e motoristas.

Além desta divisória em plástico, as duas plataformas tinham implementado um processo de higienização, para evitar a propagação do Coronavírus, com o «mesmo produto utilizado pelo Metropolitano de Lisboa», cujo efeito de protecção se prolonga «durante um mês» e tem uma «eficácia de 99,99%, ao fim de cinco minutos». Este procedimento vai também continuar e ser reforçado.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].