Sem mais aulas presenciais até final do ano, os quase 800 mil alunos do ensino básico começam a ir à escola pela televisão, a partir de 20 de Abril. Este é o dia de estreia da nova telescola, na RTP.
Mais de trinta anos depois de as emissões da Telescola original terem ido para o ar, pela última vez, na RTP, as aulas dadas pela televisão estão de volta.
O Governo decidiu que as escolas do ensino básico (1.º ao 9,º ano) vão continuar fechadas até final do ano lectivo; além disso, estão suspensas as provas de aferição e os exames do 9.º ano e a época de exames (primeira fase) foi adiada para entre 6 e 23 de Julho.
Aulas na nova telescola começam a 20 de Abril, às 9 horas
Com esta decisão, abriram-se as portas para o regresso das emissões da Telescola, 33 anos depois, com um novo nome: #EstudoEmCasa. A “casa” destas aulas virtuais volta a ser a RTP, desta vez no seu canal Memória – a escolha deve-se ao facto de também estar disponível na TDT.
As gravações já começaram nos estúdios que até agora estavam dedicados ao programa Preço Certo; as aulas começam a ser emitidas dia 20 de Abril, às 9 horas. O dia estende-se até às 17:50, com cerca de uma hora para almoço.
No entanto, para alunos do 1.º ao 9,º ano cuja língua não seja o português, há sempre uma aula entre as 13 e as 13:30 de Português Língua Não Materna (Iniciação). Os anos de escolaridade estão ainda divididos por blocos, em diferentes alturas do dia.
Alunos dos primeiros anos têm sempre escola de manhã
A manhã começa com as aulas para os alunos que estão no 1.º e no 2.º anos, das 9 às 10:10. Depois, seguem-se as disciplinas para as crianças do 2.º e 4.º anos (10:20 às 11:30). A manhã acaba com as aulas para os 5.º e 6.º anos (11:40 às 12:50).
Durante a tarde, é a vez de os alunos dos 7., 8. e 9.º anos terem acesso à nova Telescola da RTP. Todos os dias, às 15:20 há ainda aulas de alemão, espanhol e francês para os alunos do 3.º ciclo. Pode ver o programa e o horário de aulas completo aqui.