Com a impossibilidade de haver manifestações ou comemorações públicas do 25 de Abril, este ano, e como tem acontecido com vários eventos, também o Dia da Liberdade pode ser comemorado online.
Um disco inédito em formato digital de Zeca Afonso, projecções de vídeos sobre o 25 de Abril e a liberdade promovidas pela galeria Underdogs e concertos em directo no Instagram – é este um possível programa das comemorações desta data, em casa.
A primeira sugestão é um disco de Zeca Afonso que chega pela primeira vez em formato digital, disponibilizado pela Valentim de Carvalho: Cantares de José Afonso. Este álbum (em vinil) foi editado pela primeira vez em 1964 e tem quatro temas originais.
O destaque é a música Ó Vila de Olhão, um tema que foi «censurado na altura», lembra a Valentim de Carvalho. As outras faixas são Maria, Canção do Mar e Coro dos Caídos – este disco pode ser ouvido na Apple Music, no Spotify, no Google Play e no YouTube.
Projecções vídeo de vários artistas no Instagram da Underdogs
Original é, no mínimo, a iniciativa da Underdogs. Esta plataforma cultural está a desafiar «todas as pessoas que tenham um projector vídeo em casa a projectar para a sua comunidade obras digitais de artistas que trabalham com a plataforma». Entre as sugestões estão os trabalhos de ±MaisMenos±, Add Fuel, AkaCorleone, Shepard Fairey, Tamara Alves e Wasted Rita.
Estas projecções acontecem entre as 21 e as 23 horas de Domingo, 25 de Abril, e podem ser acompanhadas, em «tempo real», na conta de Instagram da Underdogs. Para mais informações e perceber as condições de participação pode aceder ao site da plataforma ou enviar um e-mail para [email protected].
Liberdade canta-se online com doze concertos em três dias
Finalmente, também online, mas no Facebook, há uma série de concertos em directo nos dias 24, 25 (emissão especial às 17:30) e 26 de Abril, sempre às 21:30 – é o Festival Liv(r)e, organizado pela iniciativa A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, em parceria com o colectivo artístico Camaleão e da Rádio 23 Milhas.
Este festival vai ter concertos de doze artistas, em quatro sessões de três concertos de trinta minutos cada. Todos passam em directo na página de Facebook d’A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria: Clã (na foto, em cima), Galandum Galundaina, João Berhan, Adélia, João Francisco, Pedro Mestre, Mariana Root, Edgar Valente, Quiné Teles, Tiago Sami Pereira, Tiago Jesus e Vasco Ribeiro, são os convidados do Liv(r)e.