Assistente Digital COVID-19 ©engin akyurt

Universidades do Porto e do Minho criam assistente virtual para esclarecer dúvidas sobre a COVID-19

por • 3 Abril, 2020 • COVID-19, High-TechComentários fechados em Universidades do Porto e do Minho criam assistente virtual para esclarecer dúvidas sobre a COVID-19423

O Facebook é a nova casa de um assistente virtual baseado em IA que esclarece dúvidas sobre a COVID-19. A plataforma foi criada pela Escola de Medicina da Universidade do Minho e Faculdade de Medicina da Universidade do Porto.

Foi criado por duas Universidades, com o apoio da empresas Automaise e da HLTSYS, e é baseado em inteligência artificial (IA). Este novo assistente automático, integrado no Messenger do Facebook, tem três vertentes.

A primeira é responder a dúvidas sobre a COVID-19, a segunda é fazer a triagem dos sintomas e a terceira é dar recomendações sobre como evitar o contágio e como nos podemos manter saudáveis.

Assistente Digital COVID-19 segue recomendações da DGS e OMS

O assistente virtual pode ser encontrado na página de Facebook do Centro de Medicina Digital P5 – basta enviar uma mensagem através do Messenger para começar a “falar” com o Assistente Digital COVID-19.

Na knwoledge base desta tecnologia de IA criada pelas duas universidades estão todas as «recomendações da Direção-Geral da Saúde e da Organização Mundial de Saúde», dizem os programadores.

Assistente Messenger no Centro de Medicina Digital P5

«A criação deste modelo algorítmico permite melhorar a resposta a dúvidas frequentes e orientar as pessoas para informação cientificamente validada – bem como aliviar as linhas de atendimento do SNS24, ao permitir uma indicação rápida aos utentes mediante os seus sintomas», explicam os responsáveis pelo projecto.