Cinema, só em casa: NOS e UCI decidem fechar salas em todo o País e não há data prevista de reabertura

Cinemas Fechados ©Erik Witsoe
Cinemas Fechados ©Erik Witsoe

Se um dos seus planos para a semana era por o cinema em dia, pode começar a riscar essa opção da lista. A NOS e a UCI acabam de tomar a decisão de encerrar todas as suas salas.

Primeiro foi a NOS, logo ao início da manhã; a UCI comunicou a decisão pela hora do almoço – a partir de hoje e até uma data desconhecida, todas as salas destas duas distribuidoras estão encerradas ao público, devido ao surto do Coronavírus.

Até à hora da partilha desta notícia, só o Cinema City mantinha as suas salas abertas, com uma série de regras de higiene, segurança e contingência para minimizar o impacto do SARS-CoV-19. Essas mesmas regras foram comunicadas por NOS e UCI, mas a decisão de fechar as salas avançou mesmo.

Cerca de 230 salas de cinema fecharam hoje em Portugal

Nos cinemas NOS, por exemplo, estavam em vigor medidas de prevenção que limitavam a lotação da sala a 50% até um máximo de 150 pessoas por sala (que passou a estar das directrizes do Governo, que apenas autoriza concentrações até cem pessoas), além do reforço da limpeza e higienização.

A decisão destas duas distribuidoras de filmes faz com que encerrem quase 230 salas de cinema em Portugal; pequenos cinemas, como o Nimas (Lisboa), também já tinham tomado esta decisão, nos últimos dias, tal como a Castello Lopes.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].