Quarentena ou isolamento em casa mais divertido: 5 actividades e jogos caseiros para as crianças

Actividades para crianças em isolamento ©Daiga Ellaby
Actividades para crianças em isolamento ©Daiga Ellaby

Na semana em que se inicia um período com todas as escolas, creches e ATL fechados, é preciso criatividade para ter as crianças ocupadas. Aqui ficam cinco ideias de actividades para fazer com os mais novos, em casa.

Devido ao surto de Coronavírus em todo o País, o Governo decretou o fecho temporário de todas as unidades de ensino até dia 9 de Abril, altura em que a medida será reavaliada.

Nesse dia, duas coisas podem acontecer: António Costa vê que estão reunidas as condições para voltar a abrir as escolas ou prolonga o seu período de encerramento. Até lá, temos uma certeza: as crianças vão ter mesmo de ficar em casa.

Para alguns pais ou avós, este período pode ser um problema no que respeita a ocupar as crianças. Mas isto também pode ser visto como um desafio. O TRENDY junta-se à My Nametags (uma fabricante de etiquetas personalizadas) para sugerir cinco actividades e jogos que pode fazer com os mais novos.

1 РOrganizar uma ca̤a ao tesouro

Para a My Nametags este será um jogo «fácil de organizar e que irá manter as crianças entretidas durante algum tempo». Pode ser com o clássico ‘quente ou frio’, mas a sugestão é criar um «mapa do tesouro repleto de várias pistas», que pode ser colorido pelas crianças.

2 – Cozinhar em família

É uma sugestão que surge sempre quando temos de ficar com os mais novos em casa. Levá-los para a cozinha e «deixá-los meter a mão na massa (literalmente) vai garantir algumas horas de diversão que serão recompensadas por uns deliciosos queques ou bolachas», lembra a My Nametags.

3 – Criar um verdadeiro Home Cinema

Esta é boa actividade tecnológica, que vai deixar os mais pequenos muito próximos de uma experiência de cinema. Ligue umas colunas à televisão, feche os cortinados ou os estores, desligue as luzes e ponha algumas almofadas no chão.
Super Herois ©Steven Libralon
Vá buscar os DVD à gaveta ou use uma plataforma de streaming como a Netflix os os videoclubes das operadoras para por a dar os filmes favoritos de todos. Se o filme for de super-heróis, faça uma sessão temática com os fatos de de carnaval que possa ter guardados – e não se esqueça de «fazer as pipocas», lembra a My Nametags.

4 – Fazer desafios musicais e aprender a tocar instrumentos

Dar uns passos de dança ou aprender a tocar um instrumento também é um bom e divertido plano. A My Nametags sugere uma visita a vários perfis da app Tik Tok: aqui será «possível encontrar vários desafios, como por exemplo coreografias, as quais depois poderão ser partilhadas com a restante família e criar assim uma disputa saudável entre os vários membros». Nós sugerimos, também, aprender a tocar um instrumento: pode fazê-lo na Internet, no site Virtual Piano.

5 – Organizar um jogo de tabuleiro em tamanho real

E se as crianças fossem os próprios ‘peões’ de um jogo de tabuleiro, mas em tamanho real? A My Nametags explica: «O primeiro passo será afastar os móveis e libertar o maior espaço possível da sala ou quarto, depois desenhar as ‘casas’ do tabuleiro e por fim encontrar uma almofada ou bola que possa servir de dado».

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].