Parasitas faz história e é o primeiro a ganhar os Óscares para Melhor Filme e Melhor Filme Estrangeiro

Parasitas Óscares 2020 ©Neon
Parasitas Óscares 2020 ©Neon

O filme coreano de Bong Joon-Ho, que em Portugal é distribuído pela Alambique, sai de Hollywood com quatro Óscares no bolso: dois deles valeram-lhe um lugar na história da cerimónia.

Já se sabia que Parasitas iria sair do Kodak Theatre com estatuetas douradas – pelo menos o de Melhor Filme Estrangeiro estava assegurado, dado os prémios com que Bong Joon-Ho chegou a Los Angeles para a 92.ª edição dos Óscares.

Mas a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas tinha outros planos para Parasitas e os membros decidiram que estava na altura de fazer história: a história de Bong Joon-Ho ganhou quatro galardões, entre os quais o de Melhor Filme e de Melhor Filme Estrangeiro, tornando-se no primeiro a conseguir este feito.

Parasitas é o segundo filme a ganhar Óscar e Palma de Ouro

Em 2019, Gisaengchung (título original, em coreano) ganhou quase duzentos prémios em festivais de cinema de todo o mundo, onde se destacam o Globo de Ouro e o BAFTA para melhor filme estrangeiro e a Palma de Ouro, em Cannes.

Parasitas tem história simples mas muito bem contada. Uma família pobre começa a trabalhar toda para uma família rica da mesma cidade, com base numa série de mentiras sobre a sua origem. Em poucos dias, os dois filhos, pai e mãe conseguem expulsar os funcionários originais dessa família e tomam o seu lugar.

O filme é uma crítica social e até começa com um tom cómico, mas não demora muito até mostrar aos espectadores uma família gananciosa e sem escrúpulos que não olha a meios para atingir os seus objectivos e conseguir ter uma vida melhor. Isto acaba por dar um tom sinistro ao filme, num habitual twist que Bong Joon-Ho costuma dar às suas produções.

Além dos Óscares para Melhor Filme e de Melhor Filme Estrangeiro, Parasitas sai de Hollywood com as estatuetas para Melhor Realizador e Melhor Argumento, o que permitiu a Bong Joon-Ho ser a primeira pessoa a receber quatro Óscares por um só filme.

Parasitas é ainda o segundo filme da história a receber a Palma de Ouro e o Óscar de Melhor Filme – o primeiro foi Marty (1955). A lista completa dos vencedores dos Óscares 2020 pode ser vista aqui.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].