Ganhou um globo de Ouro e pode levar o Óscar. Parasitas pode transformar-se numa série da HBO

Parasite ©Barunson
Parasite ©Barunson

O vencedor da Palma de Ouro de Cannes e do Globo de Ouro para melhor filme estrangeiro pode vir a ser uma série da HBO em 2020. Parasitas é uma das sensações do ano e é o favorito a ganhar o Óscar de Melhor Filme Estrangeiro.

É uma história simples mas muito bem contada. Uma família pobre começa a trabalhar toda para uma família rica da mesma cidade, com base numa série de mentiras sobre a sua origem. Em poucos dias, os dois filhos, pai e mãe conseguem expulsar os funcionários originais dessa família e tomam o seu lugar (veja o trailer, em baixo).

O filme Parasitas é uma crítica social e até começa com um tom cómico, mas não demora muito até mostrar aos espectadores uma família gananciosa e sem escrúpulos que não olha a meios para atingir os seus objectivos e conseguir ter uma vida melhor. Isto acaba por dar um tom sinistro ao filme, num habitual twist que Bong Joon Ho costuma dar às suas produções.

O que esperar de Parasitas como série da HBO?

Pode-se dizer que a história de Parasitas fica aberta, no final, mas não no seguimento original do guião – o que acontece é a possibilidade de se contar outra realidade, ligada à família Kim.

E pode ser isso mesmo que pode a HBO pode estar a pensar fazer, uma vez que está em conversações com o realizador Bong Joon Ho para tornar Parasitas uma série de TV. Contudo, pode estar em cima da mesa a possibilidade de contar a realidade de outras famílias coreanas pobres, que tenham algum paralelismo com a do filme original.

Outra possibilidade é dar à série um conceito de remake, para que a história da família Kim seja contada com mais calma e detalhe. Neste momento é, contudo, ainda muito cedo para perceber o que é que a HBO e Bong Joon Ho querem fazer mesmo com Parasitas e, se o projecto for para a frente, só deve estrear em 2021.

Em 2019, Parasitas participou em vários festivais de cinema e ganhou mais de cem prémios em todo o mundo. Entre os principais estão a Palma de Ouro (Cannes) para o Melhor Filme Estrangeiro e o Globo de Ouro na mesma categoria, já este ano.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].