Retrogaming on fire: a nova colecção de isqueiros da Bic é uma homenagem aos clássicos jogos de arcade

Bic Retro Game ©Sei Kakinoki
Bic Retro Game ©Sei Kakinoki

O retarogaming faz parte da cultura pop sob várias formas e desta vez é a Bic a pegar nesta moda para um dos seus mais icónicos produtos: os isqueiros. Há sete para coleccionar.

Em ano de 40.º aniversário do lançamento do Pac-Man, a Bic aproveita a onda de revivalismo do gaming para apresentar uma colecção de isqueiros que se inspira no design pixelizado dos jogos de arcade dos anos oitenta.

Ao todo, são sete os isqueiros, cinco deles com designs que fazem lembrar outros tantos jogos clássicos das máquinas de arcade (que depois também editados para as primeiras consolas), com o estilo 8-bit.

Bic inspira-se em Pac-Man, Pole-Position, Donkey Kong

Nestes isqueiros, a Bic não usa as imagens reais desses jogos, mas sim desenhos que lembram os jogos originais: Pac-Man, é um deles (com caveiras em vez de fantasmas, sem nunca mostrar o boneco amarelo), assim como o jogo de Pole-Position (de Fórmula 1).

Nesta colecção de isqueiros Bic podemos ainda ver um que se inspira em Donkey Kong (o jogo onde Super Mário apareceu pela primeira vez Super Mário), em Q*Bert (um puzzle, com acção) e em Wonder Boy III (acção).

©Bic Isqueiros Retro Gaming

Os outros dois modelos limitam-se a usar um design com animais 8-bit e gráficos mais simples, ambos com a expressão ‘Game Over’. Os isqueiros já estão disponíveis nos locais habituais com preços a rondar um euro.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].