IndieJúnior: seis dias de cinema no Porto com workshops de culinária e construção de brinquedos

©IndieJúnior 2020
©IndieJúnior 2020

A edição de 2020 do festival de cinema de animação IndieJúnior acontece no Porto, durante a última semana de Janeiro. Aos filmes, juntam-se várias actividades para os mais novos, como os workshops de culinária.

Hoje em dia, um festival de cinema tem de ser mais que uma simples mostra de filmes – exposições, debates e actividades paralelas fazem parte dos programas de eventos como o MotelX ou o IndieLisboa, como forma de completar a oferta cultural

Quando um festival deste género tem como alvo as crianças, justifica-se muito mais a presença de outros momentos lúdicos para que a experiência seja mais rica, inclusive para os pais.

Educação sexual merece destaque na programação do IndieJúnior

É isto mesmo que acontece na quarta edição do IndieJúnior, um festival de cinema infantil e juvenil, ao juntar as sessões de filmes às actividades paralelas, como por exemplo as oficinas de culinária com chocolate, construção de brinquedos, animação e desenho.

Ainda neste campo, com um tom mais sério, o IndieJúnior vai pôr a educação sexual em discussão. A Casa Comum da Reitoria da Universidade do Porto recebe um debate em sobre o desafio de falar sobre sexo com os mais novos e há ainda um documentário holandês sobre a forma como é feita a educação sexual numa escola.

Na edição de 2020 do IndieJúnior cabe a tradicional programação de cinema feita por alunos de escolas do Porto; ainda em parceria com as instituições de ensino, será criada a exposição, Ecos de Viagem, com trabalhos de alunos da creche e jardim de infância OSMOPE.

Bilhetes para as sessões de cinema a partir de 3,5 euros

O IndieJúnior deste ano conta ainda com as tradicionais sessões de cinema para famílias, uma retrospectiva sobre o trabalho do canadiano Norman McClaren e a passagem dos clássicos A Quimera do Ouro, E.T. – O Extraterrestre e O Clube dos Poetas Mortos, na secção O Meu Primeiro Filme.

Este ano, o Festival de Cinema Infanto-Juvenil fica no Porto entre 26 de Janeiro e 2 de Fevereiro, com sessões e actividades em vários pontos da cidade. Os bilhetes podem ser comprados na BOL, com preços a partir dos 3,5 euros. A programação completa pode ser vista no site oficial do IndieJúnior.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].