Feriados ao Sábado e Domingo, poucas pontes: 2020 não vai ser bom para miniférias durante o ano

Calendário 2020 Férias Pontes ©Estée Janssens
Calendário 2020 Férias Pontes ©Estée Janssens

Uma das primeiras coisas a fazer no início de cada ano é olhar para o calendário e ver as possibilidades de fazer férias com a ajuda de pontes e fins-de-semana prolongados. Aqui fica a papinha toda feita.

Ao contrário de 2019, em que houve vários feriados a meio da semana, que acabaram por permitir fazer algumas pontes, 2020 vai ser pouco amigo das miniférias. Dos treze feriados nacionais (e excluindo a Páscoa, que é sempre a um Domingo), cinco são aos fins-de-semana, Sextas e Segundas, o que impede as pontes.

Este ano, Março, Julho e Setembro não têm qualquer feriado e há mais quatro meses com apenas uma pausa: Fevereiro (Carnaval), Maio (Dia do Trabalhador), Outubro (Implantação da República) e Novembro (Dia de Todos os Santos). Vamos então ver aquilo com que podemos contar em 2020 para, ainda assim, tirar alguns dias de descanso.

Fevereiro

Aqui é muito simples: apenas temos o Carnaval, no dia 25. Como é costume, a segunda-feira costuma ser um dia dado por algumas empresas e pelo Estado, pelo que temos aqui a tradicional hipótese de ter o primeiro fim-de-semana prolongado de 2019: 22, 23, 24 e 25 de Fevereiro.

Abril

Tal como em 2019, Abril é o mês da Páscoa 2020. Desta vez, esta época religiosa chega uma semana mais cedo, com a Sexta-Feira Santa a calhar no dia 10, logo, o Domingo de Páscoa será dia 12.

Este ano, o 25 de Abril prega-nos uma partida e é um daqueles casos de um feriado ao fim-de-semana: o ‘Dia da Liberdade’ é comemorado a um Sábado, o que anula a hipótese de uns dias de pausa prolongada ou pontes.

Maio

O único feriado, o Dia do Trabalhador a 1 de Maio, calha numa Sexta-Feira, por isso há aqui uma hipótese de fazer um fim-de-semana de três dias e começar a pensar numa escapadinha.

Junho

Com a entrada do Verão chegam também muitos feriados: ao todo, entre nacionais e Santos Populares, são cinco os dias de pausa. Em 2020 temos dois feriados seguidos, o que não costuma ser nada comum: 10 (Quarta-Feira, Dia de Portugal) e 11 (Quinta-Feira, Corpo de Deus).

Esta vai ser a única oportunidade de 2020 para fazer umas férias mais alargadas, aproveitando a ponte de Sexta-Feira, o que pode dar para ficar cinco dias de “molho” – entre 10 e 14 de Junho.

Em relação aos Santos Populares, Dia de Santo António (13) calha a um Sábado, o São Pedro é numa Quarta-Feira (24) e o São Pedro é o único que pode dar hipótese para fazer um fim-de-semana prolongado, já que calha a uma Segunda-Feira (29).

Agosto

A Assunção de Nossa Senhora é mais um feriado que calha a um Sábado – dia 15. Ou seja, nada de fim-de-semana prolongado ou uma ponte, ao contrário do que aconteceu em 2019: foi a numa Quinta-Feira.

Outubro

O dia da Implantação de República (5) calha a uma Segunda, o que nos vai dar três dias de pausa. É uma das poucas oportunidades, portanto, para fazer uma escapadinha de fim-de-semana em 2020.

Novembro

Mais um mês em que ter um feriado ou não ter é igual – o dia de Todos os Santos (1) calha a um Domingo. Em 2019, este feriado tinha acontecido numa Sexta-Feira.

Dezembro

O ano de 2020 fecha com duas óptimas possibilidades de ponte, já que dia 1 (Restauração da Independência) e dia 8 (Imaculada Conceição) acontecem a uma Terça-Feira. Isto faz com que possamos tirar umas férias de oito dias em duas semanas, se conseguirmos meter ponte nas Segundas-Feiras.

Em relação ao Natal, este ano será a uma Sexta-Feira, o que significa ‘fim-de-semana prolongado. O mesmo acontece no Dia de Ano Novo, que imita sempre o Natal – também é numa Sexta-Feira.

Começou no jornalismo de tecnologias em 2005 e tem interesse especial por gadgets com ecrã táctil e praias selvagens do Alentejo. É editor do site Trendy e faz regularmente viagens pelo País em busca dos melhores spots para fazer surf. Pode falar com ele pelo e-mail [email protected].